Explore os efeitos da luz

Projetos de iluminação exigem criatividade, inovação, sofisticação e aconchego sem deixar de valorizar e complementar o design de interiores de cada ambiente. Antes restritas a projetos comerciais, a versatilidade das telas tensionadas agora invadem o mercado de iluminação residencial.

O arquiteto Bruno Vianna explica que elas são indicadas “quando se quer criar um projeto luminotécnico diferenciado. Elas se encaixam em todos os ambientes, porém – apesar de ter uma característica decorativa– é uma peça de iluminação difusa, ou seja, produz o ambiente uma iluminação geral e não uma iluminação focada, portanto, caso a pessoa queira dar destaque a um quadro ou obra de arte, por exemplo, ela terá que usar uma iluminação complementar focada”.

Bruno Vianna conta que a tela pode ter diferentes formatos, desde uma estrutura plana até um cilindro, dimensão 3D, pirâmide. “O design que essa tela pode ter é super versátil. A escolha desse formato vai depender do projeto. Essas telas podem, por exemplo, ser usadas tanto integradas à arquitetura quanto pode ser usada como desenho de uma grande luminária.”

O arquiteto diz que as telas tensionadas são feitas de poliéster super esticado e presa numa estrutura metálica. Por isso, ali dentro, não entra insetos e a poeira é pouquíssima. A única manutenção que deve ser dada é com relação a uma lâmpada, que pode queimar, ou algum problema no fio. Nesses casos, é preciso chamar uma empresa especializada para dar suporte.

Confira a materia completa